Águeda

30/11/2018

Os voluntários europeus do projeto Águeda Volunteering Land (Erasmus+) vão desenvolver uma atividade numa aula das Atividades de Enriquecimento Curricular. Os voluntários apresentam-se e contextualizam o Dia Internacional das Cidades Educadoras. De seguida apresentam um vídeo sobre Cidades Educadoras e a canção das cidades educadoras com a proposta de atividades rítmicas e expressivas.
- Os voluntários europeus do projeto VolunteersPoint 2.0 (Erasmus+) vão desenvolver uma atividade junto de jovens do 10.º ano a 30 de novembro. A sessão inicia com um powerpoint, apresentação de um vídeo sobre as Cidades Educadoras e numa dinâmica onde irão refletir sobre as ofertas que a cidade tem e depois irão apresentar propostas para melhorias.

Documentos

Alboraya

30/11/2018

Documentos

Albufeira

30/11/2018

Início no portal do município do espaço "Albufeira Cidade Educadora", para divulgação mensal de informação local, nacional e internacional. Dia 30 de Novembro, on-line.

Almada

30-11-2018

- Saudação de Boas Vindas
- Canção Comemorativa do Dia Internacional da Cidade Educadora
- Apresentação da campanha #simcidadeeducadora
- Testemunho da Participação do Jovem Keveni Fernandes | Lifeshaker Associação no XV Congresso Internacional das Cidades Educadoras.

Documentos

Almoradí

30/11/2018

Documentos

Amadora

30-11-2018

- Campanha de comunicação que através do testemunho de pessoas/munícipes, por meio do slogan “Amadora Cidade Comprometida”, pretende-se reforçar o envolvimento das mesmas na construção de uma cidade educadora.
- Reunião do Conselho Municipal de Educação, no dia 30 de novembro (órgão de coordenação e consulta, a nível municipal, da política educativa e que tem por objetivo promover uma política educativa, articulando a intervenção, no âmbito do sistema educativo, dos agentes educativos e dos parceiros sociais interessados, analisando e acompanhando o funcionamento do referido sistema e propondo as ações consideradas adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência e de eficácia do mesmo).
- Encontro com as Associações de Pais/Encarregados de Educação das escolas públicas do Município. Rede de partilha e de reflexão sobre estratégias que promovam o sucesso educativo.

Anadia

30/11/2018

- Pavilhão dos Desportos, Biblioteca Municipal de Anadia, Paços do Concelho; 26 a 30 de novembro: Ao longo da semana irão ser dados a conhecer à comunidade, em forma de puzzle com fotografias de atividades municipais, que ilustram os 20 Princípios das Cidades Educadoras. No dia 30 de novembro, será realizada uma caminhada/corrida, onde será, também, feita a construção do puzzle e a distribuição dos "origamis" cedidos pela Rede.
- Cineteatro Anadia; 30 de novembro e 1 de dezembro: Irá ser apresentado, no inicio de cada sessão de cinema, um vídeo ilustrativo sobre "Anadia Cidade Educadora".
- Praça da Juventude; 1 de dezembro: Integrado na Animação "Natal em Anadia" irá ser construído, pela comunidade, um puzzle com fotografias de atividades municipais que ilustram os 20 Princípios das Cidades Educadoras.

Avilés

30/11/2018

Documentos

Binissalem

30-11-2018

Documentos

Caguas

30/11/2018

Documentos

Cascais

30/11/2018

Chamada a participar em larga escala, a comunidade educativa respondeu com a produção de um Manifesto da Infância pelas Crianças de Cascais que foi apresentado publicamente.
Miguel Pinto Luz, vice-presidente, encerrou a sessão com apresentando a “Estratégia de Cascais para uma Cidade Educadora”.

Castelfiorentino

30/11/2018

Documentos

Castelló

30/11/2018

Documentos

Ciutadella

30-11-2018

Funchal

30-11-2018

- Peça de teatro “Vem a ser heroi”
- Atividade: “Crianças em Participação”
- Hastear da Bandeira | Hino das Cidades Educadoras
- Conferência “Do vale à montanha; a distribuição da água no Funchal”
- Compromisso político com a Cidade Educadora
- Adesão ao Projeto Educativo Local

Documentos

Fundão

30/11/2018

- Visita guiada à Casa das Memórias de António Guterres;
- Construção do origami "Eu me comprometo"
- Visita guiada ao Fundão: “Os lugares da história e dos cristãos-novos.”
- Visita à Câmara Municipal do Fundão – No tempo do Marquês de Pombal, séc. XVIII, Escola da Real Fábrica de Lanifícios do Fundão (alunos de 1º ciclo)
- Leitura da Declaração do Dia Internacional da Cidade Educadora
- Visionamento de um filme sobre a biografia do Secretário- Geral da ONU, António Guterres: “Das Donas para o Mundo”
- Conversas à solta: “A educação deve ser a paixão de todos os governos, mas também dever ser a paixão da comunidade internacional.”

General Alvear

30-11-2018

Documentos

Gijón

30-11-2018

Documentos

Gondomar

30-11-2018

- Hastear das Bandeiras comemorativas do Dia Internacional das Cidades Educadoras nos 11 Agrupamentos de Escolas do Município, com registo fotográfico da cerimónia.
- Criação de uma árvore por escola com sugestões/compromissos dos alunos para a construção de uma cidade educadora, com registo fotográfico da mesma.
- Hastear da Bandeira comemorativa do Dia Internacional das Cidades Educadoras na Câmara Municipal, com registo fotográfico da cerimónia.
- Espetáculo musical inclusivo e intergeracional com o apoio de uma associação do município, com interpretação do Hino comemorativo do Dia Internacional das Cidades Educadoras.
- Assinatura do Pacto Local por uma Cidade Educadora com várias entidades do concelho

Granollers

30/11/2018

Documentos

Guarda

30-11-2018

O Município da Guarda promoveu ao longo do dia um conjunto de ações comemorativas do Dia Internacional das Cidades Educadoras. Fizeram parte do programa a construção e exposição de trabalhos sobre Marcas Judaicas da Cidade, uma atividade de desporto Inclusivo com alunos com necessidades educativas especiais, a redação do “Manifesto da Criança - o que é para ti uma Cidade Educadora” por alunos do 1º Ciclo e do Pré-escolar.

L’Hospitalet de Llobregat

30-11-2018

Documentos

Lagoa (Açores)

30-11-2018

- Câmara Municipal de Lagoa - 30 novembro - Hastear da bandeira das Cidades Educadoras
Inclusão de banner alusivo ao dia internacional da cidade educadora na assinatura digital dos endereços eletrónicos da Câmara Municipal
- Escola Secundária de Lagoa - 30 novembro - Construção de um Kahoot - Alunos dos 10.º e 11.ºs anos. Geocaching no trilho urbano da cidade de Lagoa - Alunos do 12.º ano. 15h - 21h30 - Exibição de um ciclo de cinema dedicado a Raffaele Brunetti, documentarista italiano - alunos do 10.º ano.
- Escola Básica Integrada de Lagoa - 30 novembro - 10h00 - Entoação do hino das cidades educadoras pelo clube de música da EBI de Lagoa
10h30 - Visita à exposição de fotografia subaquática, patente no Convento dos Franciscanos
- Escola Básica Integrada de Água de Pau: Hastear da bandeira do projeto Eco-Escolas 2017/2018 - Apresentação teatral - auditório da escola - Entrega do prémio Eco-Ementa - Momento musical - Alunos da EBI de Água de Pau - Entrega dos prémios escolares (mérito; superação; reconhecimento externo).
- CATL - BORBAS - 30 de novembro : Lanche Saudável, Elaboração do Origami "Eu me comprometo", Brainstorming sobre as 8 ações patentes no Origami, Elaboração de um cartaz, onde cada criança se compromete a realizar no decorrer do fim de semana. Canção e Coreografia da música edição 2018.

Documentos

Lagoa (Algarve)

30/11/2018

De setembro a dezembro, convidamos todas as pessoas e instituições presentes no território, para um programa diversificado, construído a pensar nos diferentes grupos etários, centros de interesse, e áreas de construção da Cidade Educadora.
Perto de uma centena de iniciativas, são por vezes dirigidas a públicos específicos, mas quase sempre abertas a toda a comunidade:

• 30 novembro:
-“Colóquio Aprender a Ser para melhor Aprender
- Espetáculo para assinalar o dia das Cidades Educadoras
• Feira do Emprego, Empreendedorismo, Educação e Formação
• Workshop “Saúde Bem-Estar e Envelhecimento ativo”
• “Guião Bullying e Ciberbullying”
• Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses
• Gala da Educação
• Workshop “O essencial sobre a economia pessoal”
• FesTA - Festival de Teatro (11ª edição)
• “Encontros do Ser ” Palestra motivacional
• Clube de Escrita Criativa

Documentos

León (México)

30-11-2018

Documentos

Lisboa

30/11/2018

V Fórum da Cidadania:
15h00 - Acolhimento
15h15 - Abertura Oficial
15h30 - Atuação da Orquestra Geração
16h00 - Apresentação Geral
16h15 - I Painel
17h30 - II Painel
18h15 - III Painel
19h00 - Cidades Educadoras
19h15 - Encerramento Oficial – Sr. Vereador
19h30 - Jantar

Inserido na comemoração do Dia Internacional da Cidade Educadora, em Lisboa, realizou-se o Fórum da Cidadania 2018, onde os habitantes dos bairros da cidade deram a conhecer, pela sua voz, os vários projetos em que estão envolvidos no trabalho para a comunidade.
Também foi partilhado o conceito de Cidade Educadora e feito o enquadramento dos projetos apresentados neste âmbito. A encerrar o evento foi lida a Declaração do Dia Internacional 2018.
O Fórum foi antecedido pela atuação da Orquestra Geração de Lisboa, que integra alunos dos 1º ao 9º anos de escolaridade, um projeto que procura combater o insucesso escolar e o abandono escolar, através da música.”

Documentos

Loulé

30-11-2018

- Cineteatro Louletano, 30 de Novembro, Canas 44 (formação teatral e intergeracionalidade; após experiência de jogo dramático durante a tarde, os participantes apresentarão o resultado do seu trabalho à noite, conversando depois com o público sobre a experiência e sobre a memória dos espaços quando as pessoas partem, já que o Canas 44 refere a ausência das pessoas.
- Cineteatro Louletano, 1 de Dezembro, 15h, matiné de canções infantis e canto lírico: o Coro Infantil de Loulé canta o hino da AICE e mais 3 canções, seguindo-se a atuação de um jovem par de canto lírico, com canções mais populares.

Documentos

Loures

30-11-2018

A Câmara Municipal de Loures em parceria com a IPTrans – Escola Profissional de Loures irá realizar, no dia 30 de novembro, o peddy-paper “O outro lado da cidade”. Este decorrerá entre as 9h e as 13h30, pelas ruas da Cidade de Loures, sendo que no total participarão 80 alunos da referida escola.

Lousa

30/11/2018

- Vídeo promocional da "Lousã Cidade Educadora" - a publicar em Redes Sociais em circuitos da Lousã, no dia 30 de novembro em https://www.facebook.com/municipiolousa/
- Introdução do logotipo "Lousã Cidade Educadora" na assinatura de e-mail dos e-mails da Câmara Municipal, no dia 30 de novembro
- O Hino das Cidades Educadoras vai aos Jardins de Infância, nas atividades de música dos dias 26 e 27 de novembro. No dia 30 de novembro atividades realizadas pelas educadoras nos Jardins de Infância, sob o lema “Tecendo uma Rede de Cumplicidades”, de forma a que os mais pequenos fomentem a boa convivência e os cuidados a ter com nossas “cidades”.
- Desafio Origami "Eu me comprometo" nos ATL da ARCIL, da Cáritas e do Centro Paroquial de Serpins, no dia 30 de novembro.
- Semana da Igualdade na Diversidade, de 29 novembro a 7 de dezembro de 2018, com atividades diversas promotoras dos princípios da Carta das Cidades Educadoras. Programa a divulgar em https://www.facebook.com/municipiolousa/ e www.cm-lousa.pt

Documentos

Lousada

30/11/2018

Exposição de trabalhos dos alunos do 1º ciclo, no dia 30 de novembro. Os alunos através de um desenho vão demonstrar que Lousada é uma cidade educadora.

Málaga

30-11-2018

Documentos

Matosinhos

30-11-2018

- Atividade: Lançamento dos Roteiros Pedagógicos de Matosinhos e Construção das Árvores da Cidade Educadora. Início oficial da atividade Roteiros Pedagógicos de Matosinhos, uma iniciativa que promove o conhecimento sobre as tradições, cultura e património locais e a articulação entre a Escola e a Cidade. Estes Roteiros Pedagógicos têm um carácter temático e são adaptados a cada ano de escolaridade do 1º Ciclo de Ensino Básico, numa lógica de Currículo Local de Matosinhos, como complemento das atividades letivas, favorecendo a consolidação das aprendizagens sobre o património local.
- No dia 30 de novembro de 2018, 4 turmas de alunos do 3.º ano de escolaridade de escolas do concelho serão acolhidos nos Paços do Concelho, às 9h30, pela Sr. Presidente da Câmara Municipal e daqui partem para locais emblemáticos do Município. Durante a manhã desse dia estarão disponíveis no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos 12 Árvores da Cidade Educadora, uma por cada Agrupamento de Escolas ou Escola Não Agrupada do Concelho e, nesse momento, os/as alunos/as e dirigentes das escolas irão completa-las com os seus frutos (os desejos para uma cidade educadora) e o seu tronco (os compromissos para uma cidade educadora).
- Ainda nos Paços do Concelho será hasteada a Bandeira do Município Educador, ato simbólico do compromisso para a construção de uma Cidade Educadora, e uma turma do 1.º ciclo do ensino básico irá cantar o Hino da Cidade Educadora.
- Atividade: Apresentação do Plano Escolicidade em Matosinhos e À conversa sobre o Pacto Local pela Cidade Educadora.

Miranda do Corvo

30/11/2018

- Praça José Falcão-Câmara Municipal. Hastear da bandeira ao som do hino, acompanhada com vozes e instrumental de várias turmas do segundo ciclo de escolaridade.
- Distribuição pelas escolas do primerio ciclo e jardins de infância dos origamis "Quantso queres" de forma a que no dia 30 de novembro possam ser utilizadas por todas as crianças.
- Dinamização, pelos professores de educação física do agrupamento de escolas de Miranda do Corvo, do ginásio ao ar livre. Este ginásio, fruto do orçamento participativo jovem, onde todas as turmas do AEMC que tenham ese dia educação física vão ter a sua aula no local, aprendendo a utilizar os aparelhos.

Documentos

Morón

30/11/2018

Documentos

Moura

30/11/2018

- Concelho de Moura-Câmara Municipal de Moura - 30/11/2018 - Compromisso Cidadão com a Cidade Educadora-"Eu me Comprometo" (Colocar em todos os contactos email internos dos colaboradores da Câmara Municipal de Moura, a partir do dia 26/11/2018, o logótipo da AICE; Impressão dos princípios previstos na Carta das Cidades Educadoras e colocação dos mesmos, em todas as divisões e gabinetes da Câmara, a título de surpresa, atendendo ao impacto que possa causar, com vista à sensibilização dos colaboradores para a missão das Cidades Educadoras; Criação e edição de um filme, onde serão citados, pelos colaboradores das diversas áreas da Câmara, os princípios previstos na Carta das Cidades Educadoras, sendo que todos os participantes se comprometem com a Missão)
- Atividade“Em Família do Fogão à Mesa”: colética de uma refeição entre as crianças e os seus pais/encarregados de educação, desde a preparação dos alimentos à sua degustação, pôr a mesa e limpeza do espaço. Decorrente deste trabalho, serão recolhidos contributos para a elaboração de um calendário comreceitas saudáveis e económicas. São objectivos desta ação informar crianças e famílias sobre a alimentação saudável e o seu, consequente, impacto no sucesso escolar.

Sever do Vouga

30/11/2018

O Municipio de Sever do Vouga vai celebrar o Dia Internacional da Cidade Educadora no próximo dia 30 de novembro, com a comunidade escolar, empresarial, Universidade de Aveiro e Escola Profissional de Aveiro, no contexto da inauguração do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta em Sever do Vouga, instalada no VougaPark , Centro de Inovação de Sever do Vouga, culminando igualmente com a celebração dos 5 anos de existência do mesmo, o qual tem vindo a registar impactos positivos ao nível da função formativa e educativa nos mais diversos quadrantes das áreas de formação e públicos alvo.

Documentos

Paços de Ferreira

30/11/2018

Documentos

Paredes

30-11-2018

- Hino das cidades educadoras pelos alunos do ensino articulado do conservatório de música de Paredes
- Origami nas escolas

Penalva do Castelo

30/11/2018

- Atividade: Distribuição do Origami “Eu me comprometo” . Alunos 1º Ciclo - 30/11 (Escolas do Concelho de Penalva do Castelo) e Alunos Pré-escolar - 3 e 4 de dezembro (Escolas do Concelho de Penalva do Castelo)"
- Atividade: Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Alunos do Pré-escolar das escolas do concelho de Penalva do Castelo. No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência irá realizar-se uma atividade direcionada aos alunos do pré-escolar que consiste na leitura da história “Um detetive em cadeira de rodas”, da coleção Meninos Especiais. Pretende-se levar à reflexão sobre a questão da aceitação da diferença desde as idades mais precoces, reflexão essa que permita capacitar os alunos para a defesa da dignidade, dos direitos e da igualdade de oportunidades das pessoas com deficiência. Em simultâneo, far-se-á a apresentação de uma coleção de bonecos inclusivos, construídos por artesãos locais, que permitem ajudar a crianças na construção de um imaginário onde as crianças com deficiência também têm lugar e podem participar nas brincadeiras comuns.

Porto

30-11-2018

- Apresentação do Jogo “Cresce e Aparece”, um recurso lúdico-pedagógico destinado ao Ensino Pré-Escolar para uma primeira abordagem ao mundo das profissões e do trabalho.
- Sessões em sala de aula do projeto municipal “Políticos por um dia”.
- Sessão em sala de aula do projeto “MEXERicos do programa municipal “Porto de Crianças”
- Encontro-Debate entre um grupo de alunos e Vereadores do Executivo Municipal a partir do mote “O que é uma Cidade Educadora?”.
- Oficina “Sentidos do meu corpo”.
Ao longo do dia | Várias EB1´s do município | Divulgação do Hino “Cidades Educadoras” nas Atividades de Enriquecimento Curricular do Ensino da Música.

Praia

30/11/2018

- Actividade com crianças “TERRITÓRIO PARA OS MAIS PEQUENOS”, convidamos as escolas e jardins de infância a associarem-se a esta iniciativa, com a realização de algumas acções, tais como:
- um trabalho de sensibilização sobre o uso adequado de espaço publico,
- divulgação dos princípios da Carta da Cidades Educadoras
- Apresentação de uma peça teatral sobre o lema “Tecendo uma rede de cumplicidades”,
- Musica e animação infantil.

Ripoll

30-11-2018

Documentos

Rivas Vaciamadrid

30-11-2018

Documentos

Rosario

30-11-2018

Documentos

S. João da Madeira

30/11/2018

- Dia do Desporto Adaptado - "A cidade deverá promover a educação na diversidade para a compreensão, a cooperação solidária internacional e a paz no mundo. Uma educação que deverá combater toda a forma de discriminação". Assim, a Câmara Municipal de S. João da Madeira em parceria com as escolas, a CERCI e a associação "É Bom Viver", irá possibilitar às pessoas excecionais a participação numa atividade desportiva adaptada. Para além disso, pretende promover e divulgar o desporto adaptado, favorecer o intercâmbio cultural e proporcionar a igualdade de oportunidades, com vista ao exercício pleno da cidadania."
- A Cidade da Diversidade Apresenta... - Através de diversas formas de atuação (música, dança, dramatização, ginástica, entre outras), distintas entidades com "atores" de diferentes idades e personalidades, irão contar histórias diferentes. Estas histórias deverão transmitir uma mensagem relacionada com a inclusão das pessoas com deficiência e incapacidades.

Documentos

Ermua

30/11/2019

Con objeto de reivindicar la recuperación del espacio público para el juego y favorecer las relaciones comunitarias.
• Día 29: Taller de circo, Taller de teatro, Tu modelo de ciudad, Espacio de movimiento, Espacio de construcción, Taller de pan, Ciudad educadora y chapas reflexivas, Taller primeros auxilios, Teatro Infantil, Juegos tradicionales con colectivo de personas mayores del proyecto Ciudad Amigable.
• Día 30: Cultura vasca y txalaparta, juegos de mesa, Talleres de estampación, Cuenta Cuentos.

Sant Boi de Llobregat

30-11-2018

Documentos

Santa Maria da Feira

30-11-2018

- Divulgação do Dia Internacional das Cidades Educadoras, de 1 a 30 de novembro, colocação em vários ponto do concelho de muppis em abrigos e outros locais.
- Divulgação do Dia Internacional das Cidades Educadoras, de 1 a 30 de novembro, através da distribuição de cartazes e origamis, em IPSS´s, Escolas, Juntas de Freguesia, Serviços Municipais, Proteção Civil, entre outros.
- Mostra de fotografias e vídeos tendo por base o desafio lançado aos munícipes para captação de imagens e ou vídeos que expressem o conceito de Santa Maria da Feira, Município Educador.
- 30 de novembro, Dia Internacional das Cidades Educadoras, hastear da bandeira, hino das cidades educadoras cantado pelo coro infantil da CAF e mostra de fotografias e vídeos sobre Santa Maria da Feira, Município Educador.
- 30 de novembro, Dia Internacional das Cidades Educadoras, divulgação nas redes sociais do álbum do Dia do Município Educador.

Santarém

30-11-2018

- Escolas do concelho, 30 novembro, abordagem do tema dos 150 anos de elevação a cidade com base em texto enviado às escolas com apresentação da temática e contextualização na época.
- Salão Nobre Paços do Concelho, 30 novembro, Palestra "Conservar a Natureza neste Natal, o exemplo dos musgos e espécies associadas", pelo Drº César Garcia, com a participação das Escolas Secundárias Sá da Bandeira e DrºGinestal Machado.
- Sala de Leitura de Leitura Bernardo Santareno, 30 novembro, performance sobre "O Duelo", peça encenada por Miguel Moreira, apresentada pelos alunos do Curso de Artes do Espetáculo da Escola Secundária Drº Ginestal Machado.

Santo André

30/11/2018

- Neste dia Internacional das Cidades Educadoras, Santo André orgulhosamente apresenta uma ação do Projeto "Moeda Verde" que incentiva a troca de resíduos recicláveis por alimentos hortifrúti frescos.
Com esse projeto o morador da cidade recebe gratuitamente 1 quilo de alimentos ao entregar 5 quilos de resíduos recicláveis. A cada 15 dias, uma agência móvel da Prefeitura vai até as comunidades mais carentes e faz a troca.
- O projeto visa suprir as necessidades das comunidades carentes e ao mesmo tempo promover a conscientização sobre a importância da reciclagem de resíduos para contribuir com a preservação ambiental.

Santo Tirso

30/11/2018

- LUGAR: Escolas do Pré-escolar do concelho e Praça do Município. DATA: 22/11-3/12. DESCRIÇÃO: Ilustração de Tshirts pelos alunos da rede pré-escolar do concelho sobre as temáticas cidadania, educação e cooperação. As Tshirts serão expostas na Praça do Município entre os dias 30/11 a 3/12 num 'mega-estendal' criado para o efeito.
- LUGAR: Escolas do 1º Ciclo do Concelho. DATA 22/11 a 29/11. DESCRIÇÃO: Exploração de temas sobre cidadania entre os alunos do 1º ciclo através de jogos e vídeos, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas e Associações de Pais.
- LUGAR: Fábrica de Santo Thyrso (IMOD). DATA: 30/11 Comemoração do Dia Internacional da Cidade Educadora. DESCRIÇÃO: realização de programa cultural intergeracional para assinalar a data, com a participação de comunidade educativa, social e cultural do concelho, demonstrando de forma simbólica e ilustrativa a importância da cooperação entre as diferentes organizações do concelho, através de um momento que se irá 'tecer' num tear essa mesma vontade e motivação.

Documentos

São Bernardo do Campo

30-11-2018

- Palestra Educativa sobre o transito realizada no Centro de Reflexão de Transito do Município.
- Apresentação de Teatro de Bonecos - Essa ação será realizada como estratégia de aproximação da Comunidade, bem como fomentar a cultura de paz e da prevenção da criminalidade urbana, por meio da arte e do diálogo construído entre agentes da Guarda Civil Municipal com o público presente.
-Atividades esportivas atendendo os princípios apontados na Carta da Cidade Educadora. (Secretaria de Esportes e Lazer).
- Aula sobre Primeiros Socorros. (Secretaria de Saúde).
- Apresentação de canto e coral (Secretaria de Cultura e Juventude e Secretaria de Segurança Urbana).
-Espetáculo Navegar e Exposição Navegar. 03/11/2018. O grupo já se apresentou em 8 Cidades Educadoras do Brasil. O espetáculo aborda a relação das crianças com o espaço urbano (Secretaria de Cultura e Juventude).
- Ligando os Pontos da Memória – A preservação do patrimônio cultural está intimamente ligada à apropriação que dele faz a comunidade ao qual pertence. (Secretaria de Cultura e Juventude)
- Visita Guiada ao Cemitério da Vila Euclides. A cultura material conta muito de um povo: objetos, monumentos, edificações e vestígios arqueológicos permitem indagar recortes da história e compreender as sociabilidades vividas. (Secretaria de Cultura e Juventude).
- Crescer com Música - Apresentação didática de música para os alunos da Rede Municipal de Ensino. (Secretaria de Cultura e Juventude)
- Sons do Fone (Aperte o Play)/ Especial Mês da Consciência Negra - Projeto criado para dialogar com o público jovem (Secretaria de Cultura e Juventude).
- Arena dos Sons - Projeto que contempla os artistas populares regionais (Secretaria de Cultura e Juventude).
- Biblioterapia - grupo terapêutico, que utiliza a leitura, a conversa e a escrita como ferramentas para uma reflexão pessoal e social. (Secretaria de Cultura e Juventude e Secretaria de Saúde).
- Entre Livros – Os Meninos da Biblioteca: Livros, Leituras e Biblioteca Pública (Secretaria de Cultura e Juventude).
- Os artistas de rua da cidade agora têm um novo espaço para apresentarem seus trabalhos, “passarem o chapéu” e comercializarem seus produtos culturais (Secretaria de Cultura e Juventude).
- Apresentação da peça "Florescer" com a equipe do Teatrando (Secretaria de Educação)
- Abraço coletivo na Cidade da Criança, que completa 50 anos, este ano - Ação envolvendo todas as Secretarias e Instituições da cidade, alunos de escola municipal e apresentação de coral com a canção da Cidade Educadora. (Secretaria de Educação)
- Caminhada Cultural
- Conferência Livre da Criança e Adolescente
- Apresentação da Peça Musical Infantil "A ARCA DE NOÉ" (Fundação Criança e Secretaria de Educação).
- Seminário com o Tema Educação Social – Encontro com a rede de profissionais da Assistência Social, Educação, Saúde e políticas afins no debate a Educação Social - papel transformador.
- XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente terá como tema central: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”

Sesimbra

30-11-2018

- Pintura Coletiva de Telas com alusão aos princípios da Carta das Cidades Educadoras, Av 25 de abri, Sesimbra, participação de representantes 5 agrupamentos escola do concelho de Sesimbra
- Distribuição dos origami "Eu me comprometo", em todos os estabelecimentos de educação e ensino da rede pública, privada e solidária com pré-escolar e 1º ciclo.
- Hastear a bandeira da Rede das Cidades Educadoras
- Convite para que os alunos assinalem este dia nas escolas, contribuindo com sugestões, a remeter ao município, para que Sesimbra seja um município cada mais educador

Setúbal

30-11-2018

- Sessões/Debates nas escolas 2º e 3º CEB e Secundário com executivo municipal sobre Cidades Educadoras - 26 a 30 de novembro - Escolas do 2º e 3º CEB e Secundário.
- Origami e Hino das Cidades Educadoras nas escolas do 1º CEB - 26 a 30 de novembro - Escolas do 1º CEB
- Cerimónia de entrega do Prémio "Cidades Educadoras" aos moradores dos Bairros envolvidos no Programa "Nosso Bairro, Nossa Cidade" - 30 de novembro, 21h, Paços do Concelho
- Árvores das Cidades Educadoras - escolas do 1º, 2º e 3º CEB e ensino secundário e Paços do Concelho
- Plano de Promoção no concelho sobre Cidades Educadoras - 26 a 30 de novembro

Sevilla

30-11-2018

Documentos

Soure

30/11/2018

- Ação Planetária “A Nossa Casa é um Planeta” em parceria com a ERSUC – promoção de boas práticas ambientais nas escolas dirigido aos alunos do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Secundário, com a colocação de 3 planetários em locais distintos.
- Lançamento do Programa Escola Virtual da Porta Editora no Centro Escolar da Granja do Ulmeiro – oferta dos acessos às famílias dos alunos do 1.º CEB.
- Hastear da Bandeira das Cidades Educadoras na Reunião de Câmara, com os alunos do Jardim de Infância de Soure e entrega de uma prenda; Apresentação da Equipa Multidisciplinar de Intervenção Direta (dirigida aos alunos das escolas do Concelho e famílias).

Documentos

Torres Novas

30/11/2018

- O Dia Internacional da Cidade Educadora começou, na biblioteca, com o professor Daniel Sampaio, num encontro com pais, professores e comunidade em geral.
- Período de discussão pública do Plano Estratégico Educativo Municipal, convidando-se à participação de todos no envio de contributos para a estratégia da educação no concelho até 2022.
- Duas iniciativas simbólicas que chegarão às crianças e alunos do pré-escolar e 1.º ciclo da rede pública: um cartuxo de figos secos de Torres Novas, de sensibilização para o conhecimento e consumo de um produto local, com elevado valor nutricional, e o origami oficial do Dia (“Quantos Queres”).

Valencia

30-11-2018

Documentos

Vila Franca de Xira

30/11/2018

- Exposição da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras; Fábrica das Palavras – Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira; de 27 de novembro a 2 de dezembro.
- Cerimónia Pública de Atribuição de Prémios de Mérito e Excelência, de âmbito escolar, para o 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico – Ano Letivo 2017/2018. Neste evento será lido o manifesto dos autarcas; Ateneu Artístico Vilafranquense, Vila Franca de Xira; 30 de novembro
- Desafio de Literacia Familiar e Financeira – “Economiza-te” dinamizado pelo Projeto Municipal Caleidoscópio; Escolas básicas e secundárias do concelho; de 26 a 28 de novembro
- Ação do projeto "Vem calçar os sapatos do outro" – sensibilização para a diversidade dinamizada pela Mithós – Histórias Exemplares, Associação de Apoio à Multideficiência; Escola Básica da Póvoa de Santa Iria Norte; 30 de novembro
- Atividade Física para Idosos - caminhada; Monte Serves, Vialonga; 30 de novembro

Documentos

Vila Nova de Famalicão

30-11-2018

-Vila Nova de Famalicão para comemorar o Dia Internacional das Cidades Educadoras está a organizar, em parceria com o Jornal de Noticias, um dos maiores órgãos de comunicação social a nível nacional, a Conferência JN Dia Internacional das Cidades Educadoras: A Cidade Educa?
As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas através do link apresentado.
- No inicio desta Conferência, haverá lugar a um Momento Cultural que estará a cargo da ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do AVE, com a interpretação do Hino das Cidades Educadoras.

Documentos

Xàtiva

30/11/2018

Documentos

  • AICE
  • Associação Internacional de Cidades Educadoras
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa