Alaquàs

30-11-2017

Alaquàs organizou a atividade ‘Livros Humanos’ onde representantes do mundo das artes (música, teatro, pintura, desporto) contaram a sua história e aprendizagem. Seguidamente realizou-se uma visita guiada pela localidade e foi projetado um vídeo sobre a trajetória educativa do município.

Albacete

30-11-2017

Albacete comemora o Dia das Cidades Educadoras, com a projeção da película/documental: “Caminho para a Escola” e a leitura do Manifesto.

Alcàsser

30/11/2017

Alcàsser organiza a iniciativa "Alcàsser Cidade Educadora", onde se procederá à leitura do Manifesto das e dos Autarcas da Associação Internacional de Cidades Educadoras.

Alcoi

30-11-2017

Alcoi organizou duas atividades relacionadas com a Educação e a Saúde, centradas no programa «Almoçar Saudável». Este projeto estabelece a incorporação de jogos e de contos como ferramenta eficaz para instaurar e potenciar hábitos saudáveis de alimentação nas crianças a partir das aulas.

Alenquer

30-11-2017

Alenquer tem previstas várias atividades para comemorar o Dia Internacional da Cidade Educadora:
- Realização de uma exposição sobre as diversas atividades educativas não formais dinamizadas pela Câmara Municipal.
- Realização de uma caminhada noturna, pela vila de Alenquer com paragem nos seus locais mais carismáticos, para breve explicação da sua história.
- Hastear da bandeira nos Paços do Município;
- Partilha do Manifesto dos autarcas, pelas redes sociais da autarquia, a reiterar o compromisso do mesmo com o Direito à Cidade Educadora

Documentos

Alfafar

30-11-2017

Alfafar acolheu a apresentação dos projetos RECREA, Cidade Educadora assim como uma sessão para a prevenção e intervenção para a convivência. A jornada foi concluída com a leitura do Manifesto.

Documentos

Almada

30-11-2017

Almada preparou um programa, do qual que destaca o lançamento do libro “Jovens em Foco 2016/17”, a Exposição das Cidades Educadoras, la leitura do Manifesto e a apresentação da campanha #simcidadeducadora.

Documentos

Alzira

30-11-2017

A Câmara de Alzira juntou-se ao Dia Internacional organizando diferentes atividades lúdicas, convidando a população a participar e informar-se sobre o que implica ser Cidade Educadora. A destacar, o programa de rádio com a participação do Presidente da Câmara e do vereador de Educação, onde foi lido o Manifesto e as atividades de animação assim como oficinas para o público infantil com o lema “Minha cidade alegre”.

Amadora

30-11-2017

Integradas nas comemorações da segunda edição do Dia Internacional da Cidade Educadores foram realizadas ações no âmbito da Rede das Bibliotecas Escolares em estabelecimentos de ensino de pré-escolar e de 1º ciclo da rede pública.

Argamasilla de Calatrava

30-11-2017

A localidade de Argamasilla de Calatrava realizou um programa muito variado de atividades para fomentar a educação ambiental, o conhecimento do património, o diálogo intergeracional, a mobilidade sustentável, a participação social e a educação para a igualdade.

Avilés

30/11/2017

A cidade de Avilés inicia a celebração do Dia Internacional com a leitura do Manifesto das Cidades Educadoras.O dia inclui visitas guiadas ao património da cidade e uma atividade onde os alunos dos centros educativos apresentarão o que é uma cidade educativa na sua opinião..

Documentos

Barcelona

30-11-2017

Barcelona organiza um simpósio sobre "O Direito Coletivo à Educação". Com o objetivo de fomentar o diálogo e reflexão nas organizações (autarquias, escolas, entidades de lazer e culturais) e melhorar a educação na cidade.
O simpósio divide-se em dois dias. No dia 29 de novembro se centrará no direito à cidade educadora estruturado em três blocos: cultura e participação, formação ao longo da vida e gestão da diversidade. No segundo dia será trabalhado o Direito coletivo à educação com os seguintes eixos de trabalho: enfoque político e jurídico, análise económica e sociológica e, por último, a pedagogia dentro e fora da escola.
Barcelona celebrará o Dia Internacional com todo o tipo de atividades como visitas guiadas, obras de teatro, oficinas variadas, conferências, com especial ênfase para a violência de género.

Badalona

30/11/2017

Badalona celebra o Dia Internacional da Cidade Educadora no Conservatório Profissional de Música, com a conferência de J. Manuel del Pozo: “Badalona Cidade Educadora: Principios e Desafios” e um concerto pelos alunos do Conservatório.

Documentos

Belo Horizonte

30-11-2017

A comemoração da data na capital mineira reuniu mais de 1.500 estudantes da Rede Municipal de 42 escolas, que participaram de um cortejo pelas ruas da cidade. Apresentações musicais e de dança proporcionada pelos alunos, as escolas foram também certificadas pela participa-ção no Programa Escolas Seguras.

Bilbao

30-11-2017

Bilbao associou-se ao Dia Internacional da Cidade Educadora com a leitura do Manifesto pelos estudantes que receberam este ano a Bolsa de Excelência Dona Casilda Iturrizar, Viúva de Epalza.

Binissalem

30-11-2017

Binissalem organiza uma Feira da Educação (30 novembro - 3 dezembro) para celebrar o Dia Internacional da Cidade Educadora, com grande variedade de atividades: atividades infantis, roteiros guiados, apresentações e workshops, bailes, concertos, mesas redondas, atividades desportivas, leitura pública do Manifesto, etc. Mais informação no programa infra.

Documentos

Bolonha

30-11-2017

Bolonha fez coincidir a celebração com la Convenção dos Direitos da Criança e organizou um conjunto de sessões para crianças e adolescentes. Mais informação em http://www.comune.bologna.it/cittaeducativa/percorsi/4328/93045/0/0 y http://www.comune.bologna.it/cittaeducativa/articoli/4480/93412/

Braga

30-11-2017

No dia 30 de novembro celebra-se o Dia das Cidades Educadoras e o Município de Braga, pertencente à Rede das Cidades Educadoras desde 2000, irá juntar-se a esta iniciativa com o desenvolvimento de uma ação de comprometimento público com os princípios das Cidades Educadoras - #EuComprometoMeBraga2017. Às 10.00h e às 15.00h, elementos da comunidade educativa juntar-se-ão no Coreto da Praça da República, para apresentarem os seus compromissos na prossecução de uma Cidade cada vez mais Educadora para todos.
A actividade que irá decorrer tem o seguinte programa:
10h00
- Entrada e atuação do Coro da EB do Carandá;
- Leitura do Manifesto das Cidades Educadoras por aluno da EB do Carandá;
- Leitura dos 20 princípios pelos alunos da EB do Carandá.
- Intervenções da Sr.ª Vereadora e do Sr. Presidente da Câmara | Compromissos do executivo, crianças, professores…
15h00
- Atuação do Coro do Bomfim;
- Leitura do Manifesto e dos Princípios das Cidades Educadoras

Burgos

30-11-2017

Burgos preparou um programa de atividades variadas para celebrar a Semana Internacional das Cidades Educadoras, de 27 a 30 de novembro. La programação centra-se em quatro eixos: Burgos como cidad da solidariedade, da inovação, da aprendizagem e cidade criativa. Para mais informação consultar o programa.

Documentos

Burjassot

30-11-2017

Em Burjassot o Dia Internacional foi celebrado com diversas atividades: mosaicos vivos, jogos infantis, apresentações, workshops formativos, uma reunião infantil e a apresentação do ‘Catálogo de Burjassot Cidade Educadora’. Também foram apresentados oficialmente los pictogramas que se instalaram nos espaços públicos para ajudar as pessoas com autismo ou outros problemas de comunicação.

Cádiz

30-11-2017

Centrado no Dia Internacional, Cádiz tem organizada uma jornada sobre o Direito à Cidade Educadora. Será apresentado o conceito de Cidade Educadora assim como uma conferência a cargo de Julio Rogero (Membro da Assembleia Cidadã de Getafe e da associação Escola Aberta) sobre “O desafio de construir uma cidade educadora”. Seguido de debate e da leitura do manifesto que terminará a sessão.

Documentos

Canovelles

30-11-2017

A Câmara Municipal de Canovelles aprovou o Manifesto do Dia Internacional da Cidade Educadora na reunião de 30 de novembro de 2017.

Câmara de Lobos

30/11/2017

Inauguração da Exposição Itinerante da Rede Portuguesa de Cidades Educadoras na Casa da Cultura.

Ceuta

30-11-2017

O Conselho de Educação e Cultura comemorou o Dia Internacional da Cidade Educadora programando visitas familiares a lugares como o Quartel de Bombeiros, o Museu de Regulares (Exército) ou à sede de Obimasa.

Chiclana de la Frontera

30-11-2017

Por ocasião do Dia Internacional da Cidade Educadora em Chiclana, procedeu-se à leitura do Manifesto, que se pode ver aqui: https://www.chiclana.es/actualidad/detalle-de-noticia/articulo/manifiesto-del-dia-internacional-de-la-ciudad-educadora-2017/

Cieza

30-11-2017

Gala de “Cieza Cidade Educadora”, com a participação de Carlos Hué, que enfatizou a importância da participação infantil. A Gala contou com outras atuações (dança, poesia, etc), a projeção dum vídeo sobre “Cieza Cidade Educadora” e a leitura do Manifesto.

Documentos

Ciudad Real

30-11-2017

Nesta cidade ao longo da semana de 30 de novembro foi lido o Manifesto no início da sessão de câmara, concertos didáticos sobre a igualdade e uma jornada de formação para famílias. Ciudad Real também realiza outros projetos de participação infantil e melhoria da mobilidade.

Ciutadella

30-11-2017

Comemorando o Dia Internacional, Ciutadella procederá à lectura do Manifesto e organiza também leituras intergeracionais assim como as IV Jornadas do Projeto de Cidade, centradas na convivência.

Colima

30-11-2017

Para o Dia Internacional da Cidade Educadora 2017, o presidente da câmara municipal, Héctor Insúa García leu o Manifesto dos e das autarcas da Associação Internacional das Cidades Educadoras.

Cosquín

30-11-2017

Aplauso coletivo à banda infantil e juvenil da Escola Municipal de Música de Cosquín, pelo programa "Concertos pedagógicos" que se realizou este ano (visitas a todas as escolas primárias da cidade).

Esquel

30-11-2017

1° Encontro de Experiências da Área de Extensão Educativa da Secretaria de Cultura e Educação do Muncípio de Esquel e leitura do Manifesto do Dia Internacional pelo Presidente da Câmara. Projeção de vídeos sobre a definição de cidade educadora.

Ferreries

30-11-2017

Aprovação do Manifesto na reunião ordinária da Câmara Municipal. Comemoração dol Dia Internacional com um variado programa (atividades desportivas e lúdicas, artesanato,jogos, etc.) desenvolvido com a colaboração de entidades da cidade.

Funchal

30-11-2017

A cidade de Funchal inicia a celebração do Dia Internacional com um aplauso aos agentes educativos. Também haverá atividades educativas: Ser+.

Documentos

Gandía

30-11-2017

Conferência de imprensa para apresentar a programação do Dia Internacional, Leitura do Manifesto e espetáculo musical participativo.

General Alvear

30-11-2017

Sessão oficial mencionando os compromissos assumidos por distintas cidades e leitura do Manifesto. Jogos e atividades infantis relacionadas com a alimentação saudável, os desportos, uso das

Gijón

30-11-2017

Gijón propõe um programa completo de atividades entre 27 e 30 de novembro para comemorar o Dia Internacional da Cidade Educadora. A destacar as visitas guiadas, oficinas, entregas de prémios e conferências. Mais informação no programa e em: https://educacion.gijon.es/page/18041-dia-internacional-de-la-ciudad-educadora.

Documentos

Girona

30-11-2017

A cidade de Girona junta variadas atividades organizando a 2ª Semana da Cidade Educadora. Durante a semana, a celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora é marcada por uma sessão de reconhecimento da cidadania pela sua entrega e contribuição para os valores da cidade educadora. Valores como a solidariedade, a participação, a convivência, a diversidade, as relações intergeracionais, o diálogo, la empatia, o compromisso, a transformação ou a dignidade, que, atualmente, são especialmente significativos. Mais informação: www.girona.cat/ciutateducadora

Gondomar

30-11-2017

Entre as várias atividades programadas destaque para a leitura do Manifesto das Cidades Educadoras e a atuação de exposição de trabalhos de alunos de várias escolas do Concelho. Mais informação: http://www.cm-gondomar.pt/frontoffice/pages/278?news_id=1809

Guadalajara (México)

30-11-2017

Guadalajara preparou múltiplas atividades previstas ao longo do mês de novembro, que incluem oficinas de teatro, artes plásticas, pantomima, música, educação ambiental, educação cívica e espaços de leitura, entre outros. Para mais informação consultar o programa detalhado anexo.

Documentos

Guarda

30-11-2017

Em todas as escolas do concelho será lido o Manifesto das Cidades Educadoras e depois um minuto será dedicado a um aplauso aos Bombeiros pela sua colaboração nas campanhas con-tra os incêndios do verão.

Horizonte

30-11-2017

Horizonte organizou um conjunto de atividades para a semana das cidades educadoras, de 27 de novembro a 1 de dezembro.
O programa inclui cursos, conferências e seminários, visitas a espaços educativos assim como o “Encontro Regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação”. Mais informação disponível no pdf infra.


Documentos

La Vall d’Uixó

30-11-2017

Vall d'Uixó organiza várias atividades para os alunos da localidade: oficina de arte urbana, passeio de bicicleta e leitura do Manifesto na manhã de 30 de novembro. Para a tarde estão previstos jogos tradicionais e degustações.

Documentos

Lagoa

30-11-2017

Lagoa, celebrará o Dia Internacional com visitas culturais, oficinas de patchwork dos Açores, entrega de prémios por mérito escolar, visitas guiadas e exposições. Leitura pública do Manifesto das Cidades Educadoras.

Documentos

León (México)

30-11-2017

A cidade de León preparou uma agenda com atividades dirigidas a vários agentes locais, a distintos atores da comunidade educativa, universidades, empresários, grupos de jovens, redes de mulheres, etc. A destacar as conferências sobre “Educação Cidadã” e “A Escola como espaço de formação para a Convivência”. Ver programa para mais informação.

Documentos

Lleida

30-11-2017

Lleida tem programado um variado conjunto de atividades entre 17 e 30 de novembro para celebrar o Dia Internacional da Cidade Educadora. De destacar a conversa entre as crianças e o Presidente da Câmara, oficinas e festas infantis, exposições fotográficas e a leitura do Manifesto. Mais informação disponível no programa infra.

Documentos

Loulé

30-11-2017

Um Aplauso do Concelho de Loulé aos Bombeiros no dia Internacional da Cidade Educadora. Ainda, nos edifícios do Município e das Juntas de Freguesia será içada uma bandeira alusiva ao Dia Internacional da Cidade Educadora. Para completar este programa de comemoração, de 23 a 30 de novembro estarão instalados nas principais localidades do Concelho – Loulé (nas freguesias de S. Clemente e de S. Sebastião), Quarteira, Alte, Salir, Almancil, Querença, Benafim, Tôr, Ameixial, Boliqueime - murais pintados de branco onde cada cidadão pode es-crever uma mensagem de agradecimento dirigida a quem desejar.

Loures

30-11-2017

A programação da ciudade de Loures inclui várias atuações por parte de estudantes do secundário e do Instituto Profissional de Transportes. Mais informação no programa.

Documentos

L’Hospitalet de Llobregat

30-11-2017

L'Hospitalet de Llobregat organiza reuniões com as Associações de Pais da Cidade para dar a conhecer o manifesto e compartilhar os compromisos das familias com os da cidade educadora.

Málaga

30-11-2017

Málaga propõe um programa de atividades escolares e outro dirigido aos cidadãos.
As atividades para crianças são muito diversas: leitura do Manifesto, workshops variados, espetáculos de ciência, visitas culturais etc.
A participação cidadã se centrará na Plaza de la Constitución, onde se poderá conhecer o que é uma cidade educativa e dar opiniões e testemunhos sobre como contribuir para cuidar e melhorar tudo o que acontece na cidade. A destacar o painel de boas intenções, para a recolha de ações de compromisso. Mais detalhes no programa anexo.

Documentos

Manzanares

30/11/2017

A cidade de Manzanares organiza uma visita guiada pelo seu centro histórico dirigida aos alunos do 6º ano das escolas do município onde se explicará a origem medieval da cidade e deste modo, incentivar o uso da cidade como recurso educativo.
Também será apresentado o projeto "Manzanares Passo a Passo".

Matosinhos

30-11-2017

A celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora continua a merecer especial destaque no concelho de Matosinhos. Este ano, a comemoração será alusiva à importância da equidade, inclusão e igualdade de oportunidades, condições basilares para o desenvolvimento e capacitação de cidadãos proativos, flexíveis e autónomos. Mais informação no programa anexo.

Documentos

Medellín

30-11-2017

Na cidade de Medellín está prevista uma atividade, que consiste no compromisso escrito pelos cidadãos para a construção da Cidade Educadora, num mural. A sessão contará também com um registo fotográfico.

Molina de Segura

30-11-2017

Molina de Segura celebrou o Dia Internacional das Cidades Educadoras com um pequeño almoço saudável no colégio de Educação Infantil, e uma sessão de celebração que contou com a entrega de prémios do concurso Caminho Escolar Seguro e Saudável e a leitura do Manifesto pela Presidente da Câmara Esther Clavero Mira.

Montevideo

30-11-2017

No dia 30 de novembro foi organizado o projeto crianças e adolescentes do Parlamento Paritário no qual se destacou a importância do Dia Internacional da Cidade Educadora. O objetivo do Parlamento é a promoção de espaços públicos que garantam o direito à participação ativa dos mais jovens. Durante a jornada foi aprovada uma moção de promoção da igualdade de género. Também foram organizadas sessões nas escolas do município para dar a conhecer a Carta das Cidades Educadoras.

Montijo (Portugal)

30-11-2017

Montijo celebrará o Dia Internacional com colóquios, visitas guiadas, ações de sensibilização e exposições. Mais informação no programa: https://issuu.com/cmmontijo/docs/cidade_educadora_programa

Móstoles

30-11-2017

Móstoles juntou-se à celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora com uma cerimónia de troca de uma das placas da Praça do Teatro dos Pássaros onde figurava a mensagem "Proibido Jogar", por uma mais inclusiva onde se pode ler "Joga Respeitando". A sessão foi encerrada com a entrega de presentes institucionais às crianças, professores e Diretora do CEIP Andrés Torrejón, pelos Presidente da Câmara e Vereadora da Educação.

Mutxamel

30-11-2017

Na data da celebração do Dia Internacional, Mutxamel ofereceu um conjunto de workshops intergeracionais de temas variados como alfabetização, culinária, etc. Realizaram-se também atividades para estudantes destinadas a refletir sobre a definição de cidade educadora. Mais detalhes no programa.

Documentos

Ontinyent

30-11-2017

O programa de atividades de Ontinyent de 23 a 30 de novembro incluiu oficinas, hora do conto, teatro, visitas guiadas, seminários, conversas, etc.
Aprovação do Manifesto na reunião ordinária da Câmara Municipal.
Para mais informação ver el programa adjunto y http://ciutateducadora.ajuntament-ontinyent.es/

Documentos

Ordizia

30-11-2017

Ordizia procedeu ao reconhecimento ao grupo Ordiziarrock Ordiziako Trobadore Alaiak pelo seu trabalho a favor da inclusão social e foi lido o Manifesto. O evento também contou com atuações musicais.

Orihuela

30/11/2017

A cidade de Orihuela procederá à leitura do Manifesto por parte do Presidente da Câmara e a edição de um vídeo representativo dos projetos levados a cabo pelo Município de Orihuela como cidade educadora.

Palafrugell

30-11-2017

Palafrugell organiza um processo participativo para definir as prioridades cidadãs na construção da Cidad Educadora (árvore dos desejos).

Documentos

Paredes (Portugal)

30-11-2017

No âmbito do Dia Internacional da Cidade Educadora, o Município de Paredes homenageou personalidades ligadas à educação não formal que trabalham diariamente no e para o concelho de Paredes.

Documentos

Pergamino

30-11-2017

O ato de celebração do Dia Internacional incluiu a entrega do prémio ‘Põe o teu projeto em ação’, um aplauso coletivo e de reconhecimento à ‘Oficina Protegida’, entidade que põe em funcionamento os princípios educadores como a inclusão, e a leitura do Manifesto.

Playa del Carmen

30-11-2017

Playa del Carmen iniciará a celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora com a leitura do Manifesto pela Presidente da Câmara, Dra. María Cristina Torres.
La cidade dará a conhecer programas no âmbito da AICE: orquestra Sinfónica Infantil e Juvenil, programa integral de reciclagem, programa iniciação ao desporto, programa unidas e em movimento, proteção e conservação de tartarugas marinhas e por último o programa justiça cívica comunitária. Também haverá uma apresentação de Playa del Carmen como cidade educadora. Mais informação no programa infra.

Documentos

Pontevedra

30-11-2017

Por ocasião do Dia Internacional, Pontevedra organizou uma sessão de reconhecimento à figura do mestre, com a presença de professores no ativo e jubilados e alunos do 1º ciclo. Nesta sessão foi dedicado um aplauso de agradecimento aos professores e foi lido o Manifesto.

Porto

30-11-2017

A cidade do Porto planeou um vasto conjunto de atividades para crianças (música, dança, escultura, desporto, etc.), assim como atividades de fomento da leitura e de divulgação do património, entre outras.

Documentos

Póvoa de Lanhoso

30-11-2017

Póvoa de Lanhoso organiza um conjunto de atividades entre 27 e 30 de novembro: exposições, atuações musicais, seminários, leitura pública do Manifesto e reconhecimento das instituições que contribuem para a criação de uma Cidade Educadora, entre outras. Mais detalhes no programa infra.

Documentos

Rennes

30-11-2017

A cidade de Rennes celebra o Dia Internacional da Cidade Educadora em 30 de novembro com grande variedade de atividades e projetos. Por exemplo, um encontro intergeracional entre as crianças de um centro de atividades de tempos livres e um lar da terceira idade, uma oficina com crianças do pré-escolar e alunos de língua gestual, etc. Todas as atividades serão publicadas em: metropole.rennes.fr

Río Cuarto

30-11-2017

Río Cuarto programou uma agenda que incluiu diferentes atividades durante o mês de novembro, como o desenvolvimento do III Encontro de Cidades Educadoras Argentinas onde foi constituida a Rede Argentina de Cidades Educadoras – RACE –. O encontro incluiu uma conferência proferida pelo Arquiteto Andrés Borthagaray sobre urbanismo inclusivo e a apresentação de uma mostra de experiências educadoras de distintas cidades argentinas enquadradadas nos eixos do próximo XV Congresso. 4ª edição do Parlamento Estudantil, com a participação de estudantes do ensino secundário..

Ripoll

30-11-2017

Ripoll organizou várias atividades: leitura de contos, passeios educativos, workshops intergeracionais e exposições. Também se procedeu à recolha de opiniões sobre o que deveria ser melhorado e o que funciona bem na cidade.

Documentos

Rivas Vaciamadrid

30-11-2017

Durante o mês de novembro Rivas Vaciamadrid lançou diversas campanhas de Educação para a igualdade, os direitos das crianças, desporto educativo e contra la violência de género.

Rosario

30-11-2017

A celebração do Dia Internacional em Rosário terá como atividade central um piquenique noturno. Será reconhecido o trabalho das organizações e coletividades que colaboram na construção de Rosário como Cidade Educadora. Estão, também previstas atividades como feiras e workshops de saúde, leituras em voz alta e visitas guiadas. Mais informação no programa anexo.

Sagunto

30-11-2017

Sagunto como Cidade Educadora junta-se à celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora com uma Jornada de portas abertas do conservatório profissional de música e atuações musicais.

Saint Étienne du Rouvray

30/11/2017

A cidade de Saint Etienne du Rouvray promove várias iniciativas como workshops de dança urbana, a exposição interativa "Ser humano – viver juntos" e atuações nas ruas (Placs au café).

Documentos

San Francisco (Argentina)

30-11-2017

A celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora em São Francisco teve lugar no Jardim Botânico e no “Superdomo”. Durante o encontro foram dinfundidas as múltiplas ações educativas realizadas por instituições de educação formal, não formal, e informal da cidade.

Sant Boi de Llobregat

30-11-2017

O Dia Internacional em Sant Boi começará com a leitura pública do Manifesto pela Presidente da Câmara, e continuará com a apresentação de experiências inspiradoras sobre a relação escola-família. A sessão acabará com uma apresentação de Jordi Collet, professor de Sociologia da Universidade de Vic e com a intervenção da Vereadora de Cidade Educadora na localidade. Mais informação: http://www.sbciutateducadora.cat/2017/11/22/acte-de-celebracio-del-dia-internacional-de-la-ciutat-educadora/

Documentos

Sant Just Desvern

30/11/2017

Sant Just Desvern propõe uma atividade dirigida aos alunos do sexto ano e primeiro de ESO onde se trabalharão os valores da convivência. À tarde, workshops e jogos infantis. O dia acabará com a leitura do Manifesto durante a reunião do executivo municipal.

Documentos

Santa Coloma de Gramenet

30-11-2017

Santa Coloma de Gramenet celebrou o Dia Internacional com um encontro sobre o Direito à Cidade Educadora, um workshop sobre o papel da cidade na educação e um espetáculo musical.

Documentos

Santa Cruz de Tenerife

30-11-2017

Santa Cruz de Tenerife reafirma o seu compromisso para que prevaleça o desportivismo nas competições que se celebram no município. Para cumprir com esse objetivo, alunos de cinco institutos de ensino Secundário da capital –um de cada distrito – elaboraram um manifesto de corresponsabilidade implicando desportistas, professores, monitores, treinadores, pais, mães e espetadores. O manifesto foi publicado coincidindo com a celebração do II Dia Internacional da Cidade Educadora.

Santa Maria da Feira

30-11-2017

Homenagem aos bombeiros: aplauso solidário.

Documentos

Santarém

30-11-2017

Santarém associa-se às comemorações da efeméride, propondo aos Agrupamentos de Escolas as seguintes atividades:
- No 1º CEB, a(s) turma(s) do(s) 3º e/ou 4º ano(s), no período da manhã de dia 30, abordam um ou dois (máximo) dos Princípios das Cidades Educadoras e elaboram um documento (cartaz, carta, …) sobre a aplicação desse(s) princípio(s) na sua localidade;
- Projeto: “Mãe/Pai, almoçamos juntos?”;
- Projeto “Hoje sou Autarca” que pretende estreitar distâncias entre os autarcas e os alunos

Documentos

Santiago de Compostela

30-11-2017

Leitura do Manifesto dos e das Autarcas da Associação Internacional das Cidades Educadoras.

São Bartolomeu de Tirajana

30-11-2017

São Bartolomeu de Tirajana junta-se à celebração do Dia Internacional reiterando a sua aposta na construção de uma Cidade Educadora com a difusão do Manifesto através das redes sociais.

São Bernardo do Campo

30-11-2017

Para reafirmar o seu compromisso com os ideais das Cidades Educadoras, o município celebra o Dia Internacional realizando uma série de atividades com o objetivo de socializar e valorizar o trabalho das 482 cidades de 36 países-membros da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Na data, também será divulgada a carta das Cidades Educadoras, que orienta as ações desenvolvidas e as políticas públicas, além de preconizar o intercâmbio das propostas entre as cidades que fazem parte da AICE.

São Carlos

30-11-2017

Para o Dia Internacional, São Carlos realiza uma atividade na biblioteca municipal no dia 30 de novembro, assim como um vídeo de aplausos à cidade educadora.

São Justo

30-11-2017

Em São Justo, foram concedidas distinções aos integrantes do ‘Programa Municipal Acompanhar’, formado pelo sistema educativo municipal, projetos de bairros, de bolsas de estudo, de educação nutricional e programas de prevenção de adições, clubes de empreendedores, etc.

Documentos

Saragoça

30-11-2017

A celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora em Saragoça inclui a leitura do Manifesto, atuações musicais, uma sessão infantil municipal e conversas sobre a Cidade educadora, ressaltando a potencialidade da cidade como espaço de aprendizagem para todos e para todas as etapas da vida, entre outros eventos. Ver programa para mis detalhes.

Documentos

Segovia

30-11-2017

Para celebrar o Dia Internacional da Cidade Educadora, o Município de Segovia fez a entrega de sete diplomas de reconhecimento “‘Segovia Cidade Educadora 2017’ a associações e indivíduos. Com eles se cria a consciência da importância da educação na cidade e se dá visibilidade ao trabalho que realizam, tanto no âmbito da educação formal ou não formal.

Sesimbra

30-11-2017

A efeméride foi assinalada com o hastear da bandeira da Rede Internacional das Cidades Educadoras, nos Paços do Concelho, seguido de um aplauso coletivo no Largo do Município, que juntou dezenas de alunos, professores, auxiliares de ação educativa, autarcas e munícipes. Para além das intervenções dos autarcas, alunos de várias escolas deram a conhecer os projetos desenvolvidos nas suas escolas, que se identificam com os princípios de um município educador.

Setúbal

30-11-2017

Setúbal dará início à celebração do Dia Internacional com a leitura pública do Manifesto pela Presidente da Câmara. Será içada a bandeira das Cidades Educadoras e as escolas do município serão aplaudidas publicamente em agradecimento pela sua contribuição na construção da cidade educadora. Terá lugar também, uma campanha de promoção e divulgação da rede de cidades educadoras e dos princípios da Carta de Cidades Educadoras, entre outras atividades. Mais informação no programa.

Documentos

Sevilha

30-11-2017

Por ocasião da Celebração do Dia Internacional de Cidades Educadoras, Sevilha programou um conjunto de atividades destacando-se as visitas guiadas à Câmara Municipal, dirigidas ao público em geral.

Silves

30-11-2017

Dinamização de uma marcha dirigida ao público sénior e comunidade escolar do concelho e distribuição de uma brochura sobre a temática nos estabelecimentos de ensino.

Sobral de Monte Agraço

30-11-2017

No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, o Município de Sobral de Monte Agraço reforça o seu compromisso em encarar todo o concelho como território educativo, onde todos são considerados agentes educativos, e com um papel fulcral no desenvolvimento dos indivíduos, dentro da escola e para além da escola, em estreita parceria com diversas entidades existentes na comunidade. Neste contexto, o Município de Sobral de Monte Agraço reafirma o seu compromisso através do Manifesto dos autarcas da Associação Internacional das Cidades Educadoras.

Sunchales

30-11-2017

Para festejar o Dia Internacional da Cidade Educadora, o Municipío de Sunchales realizou uma jornada recreativa, destinada a estudantes de quarto ano dos colégios locais. A iniciativa intitulada "Avós na EducAção" teve como meta principal criar um espaço onde os nossos avós possam partilhar a sua sabedoria com as crianças da localidade.

Tarazona

30-11-2017

Tarazona se uniu ao Dia Internacional com o apoio de todos os grupos parlamentares ao Manifesto na sessão ordinária de 29 de novembro.

Terrassa

30-11-2017

Nos sete colégios municipais, um membro da comunidade educativa do centro (professores, alunos e/ou famílias) procedeu à leitura do Manifesto do Dia Internacional. Exposições, jogos e um concerto completaram a jornada.

Documentos

Tomelloso

30/11/2017

A cidade de Tomelloso desenvolverá um programa radiofónico em direto, desde o Teatro Municipal, com a participação de alunos do 4º ano de ESO e de 1º ano de Bacharelato, da cidade.
O programa incluirá entrevistas a pessoas de relevância no âmbito municipal com a finalidade de dar a conhecer e difundir o papel educativo dos agentes sociais e da sociedade civil. No decurso do mesmo, a Presidente da Câmara fará a leitura do manifesto.

Torres Vedras

30-11-2017

Torres Vedras tem preparadas várias iniciativas para comemorar o Dia Internacional da Cidade Educadora, mais informação no programa anexo (http://www.cm-tvedras.pt/agenda/detalhes/78039/)

Documentos

Valdemoro

30-11-2017

Nesta cidade o Manifesto foi lido por autarcas dos diferentes grupos políticos que constituem a Corporação e foi reconhecida a trajetória de três instituições educativas locais:a Escola Comarcal Arcebispo Morcillo, o Centro de Educação de Pessoas Adultas Irmãos Correa e as Oficinas do Centro Municipal de Idosos.

Valencia

30-11-2017

O programa de atividades de Valência inclui grande variedade de atividades durante a semana de 27 de novembro a 3 de dezembro: sessões de portas abertas, exposições, oficinas e conferências, entre outras. No âmbito desta celebração está previsto um dia de colóquios sobre a educação e a importância da alimentação, onde serão apresentadas experiências interessantes. Informação detalhada nos programas na web http://educacio-valencia.es/valencia-ciudad-educadora/ e http://universitatpopular.com/altres/la-up-participa-activament-la-setmana-la-ciutat-educadora/

Valongo

30-11-2017

Hastear da bandeira comemorativa do Dia Internacional da Cidade Educadora. Leitura Pública do Manifesto. Aplauso coletivo de reconhecimento aos Bombeiros Voluntários de Valongo e Ermesinde.

Vila Franca de Xira

30/11/2017

O município de Vila Franca de Xira comemorará o Dia Internacional da Cidade Educadora com a entrega de prémios pelo mérito escolar e atividades organizadas pelos serviços educativos municipais e outras entidades locais. O programa de atividades inclui sessões de sensibilização para a diversidade, visitas guiadas, apresentações de livros e fomento da leitura e da poesia e atividades desportivas, entre outros.

Documentos

Vila Nova de Famalicão

30-11-2017

Leitura pública do Manifesto das Cidades Educadoras, aplauso coletivo e içar da Bandeira das Cidades Educadoras. Atuação da Tuna Sénior. A celebração será concluída com uma noite de contos e poesia.

Documentos

Vila Real (Portugal)

30-11-2017

O Município de Vila Real vai comemorar o Dia Internacional das Cidades Educadoras, no dia 30 de Novembro. Do programa consta: o hastear da bandeira da Rede das Cidades Educadoras, a leitura do Manifesto dos e das Autarcas da Associação Internacional das Cidades Educadoras e um Aplauso, que pretende ser uma chamada de atenção para a temática da Inclusão.
De forma a que todos possamos cumprir com este grande objetivo, pautado pela intencionalidade e responsabilidade na formação, promoção e desenvolvimento de todos os habitantes, contaremos com a presença de diversas crianças “todas diferentes, todas iguais”, bem como dos responsáveis por diversas instituições e entidades do nosso concelho, que poderão partilhar experiências reais das dificuldades que o simples desejo de “brincar” pode provocar quando não existam as necessárias acessibilidades. Assim, poderemos promover, para além da empatia, o desenvolvimento de uma geração sensível nas questões da incapacidade, uma geração com valores solidários de aceitação e inclusão real em todas as atividades.

Vila-real

30/11/2017

Vila-Real tem preparadas várias iniciativas para comemorar o Dia Internacional da Cidade Educadora: apresentação de um centro de intercâmbio de conhecimento, recital de poesia, e outras atuações. Também será lido o Manifesto.

Documentos

Villena

30-11-2017

Villena celebrou o Dia Internacional da Cidade Educadora, com uma receção oficial na sala de reuniões do executivo, onde foram homenageadas entidades da cidade, associações e outros grupos relacionados com a educação. A jornada contou com a intervenção do ator e professor Fernando Ripoll, que deu uma palestra sobre educação a partir da arte e da emoção.

Vitória (Brasil)

30-11-2017

A cidade de Vitória realiza um vasto leque de atividades ao longo do mês para celebrar o Dia Internacional da Cidade Educadora. A destacar, seminários educativos, exposições, obras teatrais, mesas redondas sobre vários temas como la violência de género, LGTB etc.

Vitoria-Gasteiz

30-11-2017

A Câmara Municipal de Vitória celebrou o dia da Cidade Educadora com a leitura do Manifesto por todos os grupos políticos, e que se aprovará como resolução na reunião de câmara ordinária, de dezembro. Para mais detalhes: https://www.youtube.com/watch?v=f3M0lVEdvKY&feature=youtu.be

  • AICE
  • Associação Internacional de Cidades Educadoras
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa