<< A voz dos e das Autarcas

Amadora

Presidente Municipal Sra. Carla Tavares

Amadora, a nossa Cidade!!

Cidade que se caracteriza pela diversidade que constitui fonte de criatividade e de inovação. Espaço de diálogo participativo, de partilha de equipamentos/ espaços públicos, de encontro de culturas, de línguas, de saberes…. Património imaterial que faz da Amadora um referencial de coesão e de inclusão.

Cidade que regista constantes alterações demográficas e socias, com impacto nas políticas estratégicas municipais, na definição de ações e de diretrizes concertadas e coerentes que respondam às necessidades das pessoas ao nível dos serviços nomeadamente saúde, educação, apoio social, infraestruturas públicas e acessibilidades.

A importância de continuar a desenvolver um trabalho em rede e de criar sinergias com organizações públicas, não-governamentais e outros parceiros tem potenciado a partilha de conhecimentos, de práticas e a otimização dos recursos existentes. Linhas estratégias que têm contribuído para uma intervenção comum, corresponsabilizada e promotora do desenvolvimento local e da coesão social e territorial do concelho. A experiência acumulada, vivenciada por todos é uma mais-valia.

A crença e investimento na educação e formação, reforçada pelo envolvimento no Programa Aproximar “Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências”, assinado em junho do ano transato, constitui um referencial enquadrador da atuação. Aposta assente na convergência de medidas promotoras de boas práticas indutoras de mudanças, que visam responder a uma sociedade em que o conhecimento, a competitividade e a modernização constituem pilares de ação promotores da excelência na nossa Cidade.

Perspetivando uma intervenção local e simultaneamente global, o trabalho realizado diariamente reflete a convicção e princípios que se enquadram e se encontram plasmados na Carta das Cidades Educadoras (Declaração de Génova – 2004). Impera a necessidade de continuar a ser antecipatórios para encontrar soluções positivas, apostando numa cidadania ativa e em políticas e práticas participativas e inclusivas

O caminho a percorrer é longo e valores como conhecimento, empatia, cooperação, diálogo, reconhecimento e valorização da diferença individual e de grupo, ajudam a visualizar novas janelas de oportunidade para a capacitação de todos e para a construção de uma cidade que desejamos que seja de todos e para todos!

Sendo a cidade da Amadora … Educadora! Intercultural! Objetiva! é de extrema relevância assinalar e comemorar o dia 30 de novembro como o Dia Internacional da Cidade Educadora.

Sigue o nosso Twitter

El feed de Twitter no está disponible en este momento.
  • AICE
  • Associação Internacional de Cidades Educadoras
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa