<< A voz dos e das Autarcas

Almada

Vice-Presidente com os pelouros da Educação, Juventude e Desporto, Sr. João Couvaneiro

Almada reafirma o seu compromisso com o Direito à Cidade Educadora!

Os territórios são cada vez mais espaços de encontro e de relação na diversidade – individual e coletiva – de pessoas, instituições, organizações e comunidades. Nesse sentido, em cada contexto, as políticas públicas deverão tirar partido do potencial de desenvolvimento humano, integral e ecológico, promovendo, por todos os meios, a dignidade de todos e garantindo a criação de oportunidades formativas e educacionais abrangentes que fomentem a inclusão e a promoção social.

Este compromisso de desenvolvimento do território, à luz dos princípios defendidos da Carta das Cidades Educadoras, tem um fundamento basilar que assenta no esforço de proporcionar a todos oportunidades, métodos e instrumentos de educação permanente e aprendizagem ao longo da vida. Só a concretização deste entendimento, por processos formais, não formais e informais poderá proporcionar o exercício pleno de uma cidadania ativa.

Enquanto responsáveis pela governação da Cidade privilegiamos a relação com as instituições educativas porque “acreditamos que educar é sempre um ato político, no sentido mais nobre da palavra, que tem que ver com a polis, isto é, com a cidade. Portanto, queremos que os nossos educadores e  professores formem os seus estudantes para que intervenham na polis, para que sejam cidadãos ativos e participativos.”(João Couvaneiro, Setúbal na rede, 2014) mas também com todas as outras instituições, entidades, movimentos de cidadãos e outras estruturas que quotidianamente proporcionam oportunidades de aprendizagem orientadas para a promoção ativa do desenvolvimento local, potenciando os recursos instalados mas também de abertura e de procura de novas práticas e soluções que assegurem a participação dos cidadãos na construção do presente e futuro do concelho de Almada.

Em 2017, celebramos o Dia Internacional das Cidades Educadoras com a publicação do livro Jovens em Foco 2016/2017 que pretende partilhar o mérito de jovens com ligação a Almada e que alcançaram níveis de notoriedade nacional e internacional. Nesta edição, os jovens destacam e valorizam as oportunidades que o concelho lhes proporcionou na sua formação e nos mais diversos domínios: educação, cultura, desporto, emprego, investigação …. Iniciamos ainda a campanha #simcidadeeducadora que visa iniciar um debate alargado sobre os princípios da Carta das Cidades Educadoras e o significado das instituições de ensino, formação e educação permanente, num concelho educador.

 

Em 2017, Almada celebra 20 anos de adesão ao movimento das Cidades Educadoras. A 30 de novembro, celebramos #simcidadeeducadora

 

 

Sigue o nosso Twitter

El feed de Twitter no está disponible en este momento.
  • AICE
  • Associação Internacional de Cidades Educadoras
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720
  • edcities@bcn.cat
  • Ver mapa