<< La veu de les ciutats

Sever do Vouga

Presidente Sr. António José Martins Coutinho

A vida em comunidade é por si um ato de socialização e de desenvolvimento de laços de pertença, fomentando a coesão e a partilha básica de conhecimentos entre os cidadãos, em vários domínios da vida social.

Contudo, num contexto de intervenção político social, exercido em consciência pelo poder local, a harmonização, o equilíbrio e a coesão social, resultante de um processo dinâmico de permanente diálogo e de articulação com os atores sociais, é a condição sine qua non para a criação de uma comunidade/cidade educadora mais esclarecida, mais coesa, mais criativa e mais motivadora. Essa intenção/diálogo é o instrumento facilitador de transformação do espaço público! Agrega vontades, mobiliza ações e desencadeia respostas para os constrangimentos, em prol do desenvolvimento social e cultural e, consequentemente, para uma melhor qualidade de vida dos seus atores sociais. Neste entendimento, entendo a cidade educadora como uma comunidade de pessoas para pessoas, em que o legado de um passado, remoto ou recente, é o vínculo e a identidade do território educador, que fomenta a diversidade, a dignidade, o sentido de pertença e respeita a diferença, fortalecendo, por esta via, a identidade dos atores sociais, na prossecução dos projetos de vida pessoal e coletivo, na construção de uma cidade mais viva e mais educativa.

O Museu Municipal de Sever do Vouga, uma das muitas intervenções municipais, recentemente inaugurado, veio colmatar uma lacuna em termos culturais e patrimoniais, através do pressuposto da comunicabilidade com o território e seus atores sociais. Beneficiou da participação ativa da população local, a qual cedeu espólio para o recheio do mesmo e agora, dele recebe/absorve informação e conhecimento, consolidando o sentido de pertença coletiva e de identidade territorial. Promove uma maior relação e estreitamento com o espaço território, onde jazem elementos patrimoniais identitários do nosso passado ancestral e do mais contemporâneo. Resultou de uma política cultural e educativa mais ampla, que compreende modalidades de educação não formal e informal, assim como diferentes manifestações, que pretendem reproduzir o território de Sever do Vouga, na função de território educador.

Segueix el nostre Twitter

Hoy me reuní con Marina Canals Ramoneda, Secretaria General Ciudades Educadoras, en las oficinas de Ciudades Educadoras, con el objetivo de continuar estrechando lazos de cooperación y desarrollo entre el municipio y dicha entidad.

@EducatingCities
#AlvearCiudadEducadora

RÍO CUARTO ASUMIÓ LA COORDINACIÓN DE LA RED ARGENTINA DE CIUDADES EDUCADORAS

Recibimos a intendentes de la región y municipios de otros lugares del país con quienes compartimos la presentación del prof. Silvio Rasmusen como nuevo titular de la Red Nacional de #CiudadesEducadoras

  • AICE
  • Associació Internacional de Ciutats Educadores.
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720 Fax +34 933 427 429
  • edcities@bcn.cat
  • Veure mapa