<< La veu de les ciutats

Loulé

Presidente Sr. Vítor Manuel Gonçalves Aleixo

O município de Loulé é um “município educador” que integra a Associação Internacional das Cidades Educadoras desde 2007 e que tem vindo a adquirir uma consciência colectiva de co-responsabilização nos programas e acções que desenvolve, potenciando a sua capacidade de ajudar à formação integral dos indivíduos, inspirado num processo de justiça e de qualidade de vida para todos.

No projecto educativo que desenvolve, o município de Loulé assume a territorialização das políticas educativas, promovendo a dinamização e a consolidação da Rede Municipal Loulé, Cidade Educadora que permite reunir esforços, recursos e saberes entre todos os parceiros que a constituem, apoiando todos os projectos de Arte enquanto elementos fundamentais para a integração social, manifestação cultural e social e outrossim de cidadania.

Para além disso, no âmbito das questões da eficiência energética, da mobilidade e da gestão e uso dos recursos naturais e das questões associadas às alterações climáticas, há que salientar a participação do nosso município num consórcio internacional que se insere no projecto ClimaAdapt e de que resultou a definição de uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas que envolvendo diversos parceiros visa criar uma consciência colectiva quanto à sustentabilidade do nosso território.

Por outro lado através de projectos de índole cultural, educacional e ambiental, o município louletano tem vindo a promover acções de integração pela arte, como é o caso do projecto “Dar Cor à Cidade”; acções que garantem a qualidade das praias e a acessibilidade para todos, que se reflectiram no prémio de “Praia mais acessível” que foi atribuído a Vilamoura; pelo segundo ano consecutivo recebe e apoia a organização do “ENPAR – Encontro e partilhas educacionais das instituições de ensino do Algarve”, entre outros.

É pois, no trinómio “administração transparente/integração social/intervenção territorial” que o município de Loulé assenta a sua visão de um município “Cidade Educadora”.

Segueix el nostre Twitter

Hoy me reuní con Marina Canals Ramoneda, Secretaria General Ciudades Educadoras, en las oficinas de Ciudades Educadoras, con el objetivo de continuar estrechando lazos de cooperación y desarrollo entre el municipio y dicha entidad.

@EducatingCities
#AlvearCiudadEducadora

RÍO CUARTO ASUMIÓ LA COORDINACIÓN DE LA RED ARGENTINA DE CIUDADES EDUCADORAS

Recibimos a intendentes de la región y municipios de otros lugares del país con quienes compartimos la presentación del prof. Silvio Rasmusen como nuevo titular de la Red Nacional de #CiudadesEducadoras

  • AICE
  • Associació Internacional de Ciutats Educadores.
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720 Fax +34 933 427 429
  • edcities@bcn.cat
  • Veure mapa