<< La veu de les ciutats

Lagoa

Regidora d'Educació i Cultura, Sra. Albertina Oliveira

É com enorme satisfação que o Município de Lagoa – Açores associa-se às comemorações do Dia Internacional da Cidade Educadora. Por um lado, afirma-se como sendo uma cidade que educa, que potencia o sector da Educação numa inclusão de todos e reforça o importante trabalho educativo exercido por escolas e famílias, fomentando, em simultâneo, a aprendizagem e o conhecimento por todas as suas freguesias: do Rosário à Ribeira Chã, através de áreas ditas transversais como seja a cultura, o desporto e o ambiente.
Parafraseando Nelson Mandela, “ a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo”, é o motor de desenvolvimento de uma sociedade que se quer melhor, bem formada, justa e igualitária. É também, nesta esteira, que a Câmara Municipal de Lagoa vê a educação como sendo um setor crucial para o desenvolvimento do seu território e das suas gentes, em todas as diferentes gerações. Com este propósito, a autarquia desenvolve um trabalho de parceria e cooperação com todas as escolas do seu concelho. Nos últimos dois anos, a autarquia teve também uma preocupação acrescida no âmbito da educação, adotando e redefinindo várias medidas: foi criado o Plano Educativo e Cultural do município, assente na cidadania, o qual permitiu conceber um programa de cultura extensível a vários equipamentos municipais, bem como se encontra a cooperar com a implementação do Prosucesso nas escolas do concelho. Aderiu, igualmente, à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), que permite a partilha de experiências com outras cidades, proporcionando uma visão mais ampla do que é ser-se uma cidade educadora. Também, durante este ano, a autarquia retomou o “Programa de Intervenção Social, Educativa e Recreativa” – SER, que pretende dar respostas especializadas às necessidades reais das classes sociais, através da sua ação interventiva junto da população.
A autarquia ao implementar medidas e projetos desta natureza, pretende investir e contribuir positivamente para a educação e para a formação pessoal e social da população, dotando-lhe de conhecimentos e aptidões para o seu bem-estar, tornando-se, simultaneamente, num veículo orientador de mudança social e comportamental dos seus munícipes.
Entendemos que a educação é um pilar fundamental na formação da sociedade e que todo o trabalho feito nesta área é crucial para um maior progresso do nosso território. Por conseguinte, queremos expressar a todos as escolas, instituições culturais e educativas do concelho que têm colaborado neste projeto de definir a Lagoa como uma cidade educadora, o nosso mais sincero agradecimento por todo o trabalho feito. Juntos somos efetivamente maiores em número e maiores em trabalho realizado. Juntos acreditamos que conseguiremos levar a Lagoa mais longe a e comprometemo-nos a
continuar a colaborar e a defender mais e melhor educação para todos, em que será
sempre esta a condição sine qua non para se atingir um desenvolvimento sustentável,
uma cidadania ativa e uma paz duradoura.
A todos os que se unem em prol deste propósito, um bem hajam!

Segueix el nostre Twitter

Hoy me reuní con Marina Canals Ramoneda, Secretaria General Ciudades Educadoras, en las oficinas de Ciudades Educadoras, con el objetivo de continuar estrechando lazos de cooperación y desarrollo entre el municipio y dicha entidad.

@EducatingCities
#AlvearCiudadEducadora

RÍO CUARTO ASUMIÓ LA COORDINACIÓN DE LA RED ARGENTINA DE CIUDADES EDUCADORAS

Recibimos a intendentes de la región y municipios de otros lugares del país con quienes compartimos la presentación del prof. Silvio Rasmusen como nuevo titular de la Red Nacional de #CiudadesEducadoras

  • AICE
  • Associació Internacional de Ciutats Educadores.
  • Avinyó 15, 4ª planta, 08002 Barcelona.
  • Tel +34 933 427 720 Fax +34 933 427 429
  • edcities@bcn.cat
  • Veure mapa